segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Uso das rochas no seu dia-a-dia

As rochas são compostas por minerais e, por sua vez, constituem a estrutura geológica do planeta ocorrendo sob a forma jazida. Quando começa a ser explorada constitui uma mina, tratando-se da exploração econômica de um minério.

A garimpagem é a atividade extrativa mineral realizada de forma primitiva, com graves prejuízos ambientais e normalmente praticada nos países periféricos. Já foi também conhecida como faiscação.

O uso dos minerais está em toda parte: a construção civil, automobilística, naval, equipamentos, aeronáutica, espacial e muitos produtos com os quais convivemos no dia-a-dia, como o papel que contém caulim e a pasta de dente que tem quartzo moído. Assim como o caulim e calcário, a argila, a areia, a gipsita, o mármore são bens primários minerais utilizados na construção. O quartzo e a mica, são utilizados na eletricidade. A lâmpada, é feita de vidro (que é uma mistura de minerais: quartzo e feldspato) e ainda possui tungstênio, outro mineral. As latinhas de alumínio que utilizamos nos refrigerantes, cervejas, substituindo o vidro é a bauxita cuja matéria-prima é o alumínio.

Os minerais são encontrados nas rochas ígneas, sedimentares e metamórficas que continuam sendo formadas e transformadas, só que num ciclo de tempo geológico, onde as modificações demoram milhões e bilhões de anos. Uma pesquisa às eras geológicas ajuda a reconstituir o período em que as transformações originaram os minerais, vegetais e animais. As rochas ígneas e metamórficas que compõem os escudos cristalinos sofrem a ação de agentes erosivos e foram depressões que vão sendo preenchidas com sedimentos, formando as bacias sedimentares. Para compreender essa descrição, observe o mapa 1 na seção 2 que mostra a estrutura geológica brasileira.

Nas bacias sedimentares constituídas por soterramentos de ambientes aquáticos marinhos é possível encontrar petróleo e de soterramento de florestas, o carvão mineral e o xisto betuminoso. Petróleo e carvão são altamente utilizados na vida cotidiana, conforme você já sabe. É nos escudos cristalinos e nas bacias sedimentares que encontramos o patrimônio mineral para o aproveitamento industrial.

No exercício proposto na seção 2 você analisará a estrutura geológica brasileira: a ocorrência de minerais e as relações deles com os escudos cristalinos e bacias sedimentares.

Com a alta exigência de produtos industrializados, com o aumento do consumo e incentivo ao consumismo, a exploração mineral se intensificou a partir do século XX. O processo envolve empresas (muitas vezes de capital estrangeiro) que montam uma estrutura de extração, transformação, transporte articulado com um complexo portuário. Os estados do Espírito Santo e do Maranhão têm importante papel portuário no país. Enquanto o Espírito Santo possibilita o escoamento dos minérios de Minas Gerais, o porto de Itaqui possibilita o escoamento dos minérios de Carajás, no Pará.

A extração do mármore, do granito e da ardósia, amplamente empregadas na construção civil, quando realizadas sem preservação podem trazer sérios prejuízos ambientais. A indústria extrativa mineral necessita de legislação e políticas específicas.

As empresas transnacionais vêm pesquisando a produção de novos materiais produzidos em laboratório como demanda de uma nova relação entre ciência, tecnologia informática e novos produtos industriais. A organização espacial desses novos pólos industriais (tecnopólos) tem no Vale do Silício (na Califórnia, EUA) o seu protótipo.

A mineração é de importância estratégica para a sociedade, que muitas vezes desconhece o seu valor. Torna-se importante, portanto, conhecer o valor dos minerais que a estrutura geológica contém.


3 comentários:

Ana Carolina I. disse...

Blog muito legal,Esse artigo ajudu muito no meu trabalho de geografia.

Somente eu né ? disse...

noooosss muito daora tambem me ajudou com o trabalho de rochas de geografia e minha sora vai adora eu fi nesse dia olha:
09/08/11
e nessaa hooora:
08:23
obrigadaaaaa

Unknown disse...

muito legal,d+ me ajudou muito no meu trabalho de ciencias a porcaria da professora passou este trabalho mas graças a Deus eu achei este site que me ajudou pra caramba muito obrigada guiadeciencias bjoos ASS:angelica domingues coelho silva